Vantagens do Tênis para Crianças

Vantagens do Tênis para Crianças

Muita gente quando pensa em esporte para crianças pensa apenas em balé, futebol, ginástica olímpica, porém, vale saber que o tênis é um esporte altamente recomendável para qualquer idade, inclusive, para crianças.
Na verdade, as crianças se beneficiam muito com esse esporte, entre outras coisas, por ser um jogo divertido, socializador e educativo. Mas não é só isso, o tênis também ajuda a desenvolver a motricidade e a coordenação, além do fortalecimento e na tonificação da musculatura das crianças. E a coisa não para por aí, já que o esporte também é ótimo para estimular a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, assim como o sentido de responsabilidade.

Quando começar

Tal como acontece em muitos outros esportes, não existe uma idade exata com a que se deve inscrever a criança numa aula de tênis, tudo vai depender da habilidade e capacidade de cada criança. Porém, alguns especialistas afirmam que é a partir dos 5 anos de idade, geralmente, que as crianças já possuem um controle maior dos seus movimentos, por isso, sendo essa a idade adequada para começar a aprender este esporte.

 

Quem ainda não decidiu qual o melhor esporte para matricular o filho, a dica é considerar o tênis com carinho, pois é um esporte tanto físico como mental, sendo excelente para desenvolver aspectos fisiológicos e psicológicos nas crianças.

1. Corpo em forma

O período de 5 a 10 anos, considerado como etapa formativa, compreendida é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, pois é a melhor idade para trabalhar a coordenação e começar a exercitar habilidades motoras mais complexas. Vale saber que crianças que costumam participar sistematicamente de jogos e atividades esportivas durante esse período da vida acabam levando grande vantagem sobre as que não participaram.
Não é demais saber que o tênis, em particular, é excelente para o desenvolvimento da coordenação mão-olho, do controle motor grosso (através da movimentação em quadra e das rebatidas), do controle motor fino (através de jogadas mais precisas, como curtinhas e voleios), do equilíbrio e da coordenação, ao mesmo tempo em que ajuda no processo de construção da aceleração, da velocidade, da força dos membros inferiores, da agilidade e da flexibilidade. E a coisa não para por aí, já que o tênis também promove uma série de benefícios para a saúde, tais como o ganho de massa e densidade óssea e o fortalecimento do sistema imunológico.

 

2. Desenvolve habilidades e estratégias

Habilidade e Estratégia

Vale saber que crianças que praticam tênis desenvolvem também habilidades e estratégias que irão beneficiá-las além da quadra. E mais, por contar apenas consigo mesmas, se responsabilizando, frequentemente, pela arbitragem de seus próprios jogos durante as partidas, as crianças aprendem a aceitar a responsabilidade por suas ações, decisões e erros. Aprendem a se adaptar a diferentes situações e ambientes e a lidar com o estresse, que aparece com frequência durante os momentos difíceis do jogo. Enfim, o tênis ajuda no desenvolvimento de habilidades estratégicas e de solução de problemas.

 

3. Aprende a trabalhar em grupo

Trabalho em Equipe

Sem dúvida, o tênis é uma excelente ferramenta de socialização, já que as crianças costumam jogar em duplas, ou mesmo ter aulas de tênis coletivas, o que é ótimo para desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação, de uma forma geral.
Style switcher RESET
Color settings
Color1
Color2