10 Qualidades Para ser o Tenista Perfeito

10 Qualidades Para ser o Tenista Perfeito

Que o país está enfrentando uma de suas piores crises de toda a história, e em todos os setores, disso ninguém tem dúvidas, então, sendo assim, como obter resultados, no esporte, de jovens com tantos apelos para a ociosidade?

Ok, nem todo mundo que resolve apostar em uma modalidade pretende se profissionalizar, mas, então, o que seria necessário para ser um atleta, um tenista, por exemplo, perfeito?

10qualidades2

 

Na verdade, muitas são as qualidades necessárias para alguém se tornar um atleta perfeito, tais como, disciplina, a obstinação, o comprometimento etc., que já foram temas de grandes obras, literárias, de TV e cinema, como, por exemplo, Rocky, Menina de Ouro,Kung Fu e Karatê Kid, entre outros, todos contando histórias de alunos e seus mestres, do comprometimento e desejo envolvidos. Porém, sempre alicerçados em regras, principalmente de disciplina e confiança.

10qualidades3

Na verdade, são milhares de critérios a serem levados em conta para alguém ser, ou não, um atleta perfeito.

10qualidades4

Primeiramente, é preciso descobrir o treinamento mais adequado para se chegar a ser um atleta profissional ou juvenil de alto nível nos dias de hoje, assim como as qualidades a serem aproveitadas e trabalhadas ao máximo.

10qualidades5

Afinal, qual seria o protótipo do tenista/atleta de um futuro próximo? Quais as qualidades que ele precisa ter?

10qualidades6

Estudos identificaram que a altura ideal para os homens seria 1,88 m e, para as mulheres, 1,80 m, assim como, ser canhoto é uma grande vantagem para sacar. Hoje já se sabe até as fibras musculares e o tipo sanguíneo dos atletas que apresentam uma tendência maior a uma determinada preferência alimentar.

10qualidades7

O fato é que o processo de seleção no Brasil hoje é muito mais circunstancial do que qualitativo, ou seja, o atleta que o treinador gostaria de ver chegando às quadras de tênis (ou adentrando uma academia) seria mais dotado de qualidades subjetivas do que de adjetivos, e essas qualidades são:

 

  1. Educação

A educação, o respeito e as formalidades, assim como, as hierarquias, são qualidades vitais para um bom relacionamento em médio e longo prazo, que ainda são os que produzem os melhores resultados, indiscutivelmente.

  1. Disposição

Entusiasmo gera entusiasmo ou repele aqueles que não o tem, e assim, disposição gera disposição ou, ao menos, seleciona grupos pela energia.

  1. Foco

Receber um atleta que chegue com uma antecedência mínima e que não precise sair voando ou muitas vezes antes do final completo da prática ou treino, é algo raro hoje. A aplicação de atenção plena ou foco pode dobrar a capacidade de aprendizado e treinamento.

  1. Organização

Com tantas atividades, distrações, opções e tantos compromissos, as falhas na organização ocorrem com facilidade. Um atleta que consiga se organizar, conseguirá treinar melhor do que os outros, estará sempre com seu material em ordem além de bons parceiros de treino. Acredite, a frase “para ser atleta, tem que abrir mão de muita coisa” é falsa e, com certeza, foi inventada por um grande desorganizado.

  1. Independência

Capacidade ou habilidade de cuidar de si mesmo, de seus pertences e responder literalmente por seus atos, assim como, arcar com consequências de acertos e erros, respeitar regras, especialmente de segurança. Sem dúvida, um dos primeiros aspectos para a independência é o indivíduo entender que regras são feitas para serem cumpridas. E mais, quanto mais cedo um jovem atleta consegue se desvincular dos pais para julgar o cumprimento ou não de regras, mais cedo ele passa a viver melhor com a coletividade.

  1. Autocontrole

Conseguir o equilíbrio entre os excessos e as abstinências, entre a explosão e a apatia. O autocontrole é a essência da ponderação, do raciocínio lógico, sem dúvida, um dos maiores responsáveis pelo sucesso e o desastre.

  1. Disciplina

Conseguir manter rotinas bem definidas e bem pensadas, saber respeitar horários, procurar manter uma alimentação adequada, hidratação, aplicação no aprendizado de novas técnicas e recursos. Atletas disciplinados seguem mais facilmente planejamentos estratégicos e táticos e, claro, alcançam mais facilmente vitorias ou boas experiências.

  1. Confiança

Sem dúvida, a fórmula do sucesso é o comprometimento, a confiança e o trabalho a longo prazo, sem interferências.

  1. Cultura esportiva

Uma boa cultura esportiva proporciona uma visão mais clara e realista dos méritos nas vitórias e derrotas, além de oferecer mais tempo de preparação antes das cobranças, possibilitando trabalhos de longo prazo de forma mais efetiva e prazerosa.

  1. Apoio familiar

Sem dúvida, é uma qualidade fundamental, e o atleta que possui em sua família uma torcida fiel e respeitosa, que não se projeta e nem busca satisfazer frustrações ou mesmo desejos baseados em seus resultados é um forte candidato a um grande atleta.

Style switcher RESET
Color settings
Color1
Color2